18/07/2014

Como escrever uma história: Por onde começar

Sabe aquele momento em que você esta lendo um livro que você ama?E de repente
você simplesmente parra e se imagina estreando seu próprio livro
ou apenas criando a história perfeita do seu jeitinho, do seu gosto?Mas ai
você se pergunta por onde começar ao criar uma história! Isso é uma duvida de muita gente
então eu vi em um site algumas dicas e resolvi postar aqui. Então depois se quiserem dicas de alguma
coisa é só dar a opinião de vocês aqui nos comentários.
Então é isso aproveitem e escrevam sua história mesmo sendo sem motivo algum 
apenas por diversão própria ♥ Bjs

1. Comece a partir de um personagem

Inicie descrevendo as características físicas e da personalidade do seu protagonista, incluindo seus pensamentos, desejos e preocupações naquele exato momento. Um bom exercício é imaginar que você abriu uma porta e encontrou um personagem. Você (e seus leitores) não sabe nada sobre ele. Como o lugar onde ele se encontra, as pessoas que estão ao seu redor, as roupas que ele está usando, o jeito como ele se comporta dão pistas de quem é aquele personagem?

2. Comece a partir de um conflito

Conflitos são ótimos pontos de partida para você começar a explorar uma possibilidade de história. Dê um desejo para seu personagem (mesmo que pequeno) e crie algum obstáculo que dificulte sua realização. Comece a escrever explorando a importância desse desejo para o protagonista, e o que precisa mudar na sua vida para que ele decida fazer o que é preciso para alcançar seu objetivo.

3. Comece a partir de um enredo

É comum pensar em uma sequência de eventos que você quer incluir em sua história antes mesmo de saber que personagens farão parte dela. O maior navio do mundo acaba de ser construído e está prestes a partir em sua primeira viagem. Todos os passageiros estão entusiasmados em fazer parte desse evento histórico. Após quatro dias, o navio bate em um iceberg no oceano atlântico e afunda (soa familiar?). Com esse acontecimento em mente, você pode começar a desenvolver os outros elementos da história.

4. Comece a partir de um cenário

Eis um cenário: uma cidade completamente desconhecida foi descoberta em uma ilha no sul do pacífico. Imagine que você acabou de desembarcar nesse local. O que você vê? Quais as diferenças em relação às outras cidades? Quem são os habitantes desse lugar? Como se vestem? Como se portam? Que língua falam? Como é possível que essa cidade nunca foi descoberta? Quem a descobriu e como? Pense em possíveis respostas para essas perguntas como um exercício de exploração do seu universo de ficção.

5. Comece a partir de um diálogo

Talvez você tenha testemunhado uma discussão entre duas pessoas e tenha ficado curioso para saber o que motivou a briga entre elas. Esse diálogo pode servir como ponto de partida para você desenvolver alguns personagens para sua história. Comece procurando entender o que cada um deles estava tentando alcançar com suas falas e analisando o conteúdo emocional da discussão. Use essas informações para pensar nos outros ingredientes da história.

6. Comece a partir de um tema

Se você já está consciente da sua intenção para escrever uma história, isso pode servir de inspiração para começar seu texto. Digamos que você é um vegetariano ativista e quer escrever uma história de ficção que aborde esse tema para trazer uma nova perspectiva à comunidade carnívora. Inicie pesquisando o tema em profundidade e preste atenção especialmente aos argumentos das pessoas que não concordam com você. Se esforce para questionar suas próprias convicções. Procure pensar que tipo de personagem seria o melhor porta voz para sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo